Porta balcão de vidro: são Ideais para dividir espaço externo e interno (sala de estar e jardim ou varanda), a porta balcão é um tipo de porta de correr feita com grandes painéis de vidro, que permitem a entrada de muita luz natural dentro de um imóvel. A porta balcão foi adquirida na sociedade no período entre guerras mundiais na Europa e na América do Norte, mas foi apenas no pós guerra que ela se tornou um sucesso e um elemento quase obrigatório na construção de casas em vários países. A Porta balcão de vidro foi baseada nas portas deslizantes da tradicional arquitetura japonesa, sendo que ele geralmente consiste em dois painéis, um fixo e o outro móvel.
Existem vários modelos de porta balcão, mas as mais populares seguem o modelo tradicional, que consiste em uma parte fixa e outra que se movimenta sobre trilhos. Entres estes modelos temos:
Dois painéis de vidro que possibilitam completo uso da luz natural.
Quatro painéis de vidros, sendo dois móveis e dois fixos em cada lateral, também permitindo entrada total de iluminação.
Três painéis, sendo um de vidro e 2 de outro material, dos quais um é fixo e o outro móvel, tolerando a entrada parcial de luz ou o bloqueio desta.
Seis painéis, sendo 2 móveis de vidro, 4 de outro material, dos quais 2 são fixos em cada lateral da porta balcão e os outros dois são móveis o que permite ou não a entrada de luz.
A Porta balcão de vidro é possível encontrá-la como divisória entre ambientes fechados e sacadas, quintais, jardins e piscinas em quartos de hotel, condomínios privados, apartamentos e casas. Também é muito usada em escritório, pois permite isolamento sonoro, mas mantem a acessibilidade do espaço. Isso faz dela uma opção sustentável que te ajudará a economizar bastante energia elétrica a curto e a longo prazo.
Quais são os tipos de aberturas da porta balcão de vidro?
Correr: Esse é o modelo mais tradicional de sistema de abertura para portas balcão, é composta por um batente e nesse batente são fixadas as folhas, existem duas folhas fixas e duas folhas móveis que vão permitir o acesso entre os ambientes.
Dobradiça: Nessa opção de porta balcão de vidro existem duas portas convencionais que se encontram no meio do espaço de junção dos ambientes, elas são independentes mas têm ligação na hora de fechar o espaço e fornecer segurança. As portas balcão de vidro com dobradiças precisam ser usadas em ambientes maiores que possibilitem a abertura das folhas sem dificuldades, é mais indicada para uso em varandas.
Sanfonada: Essa é a opção que conta com 4 folhas móveis interligadas em duplas, é uma boa opção para quem deseja maior interação entre os ambientes mas não tem muito espaço para as portas com dobradiças. Nesse modelo as folhas se abrem em conjunto e se dobram diminuindo pela metade o espaço destinado para a porta, podem ser facilmente utilizadas em sacadas maiores onde espaço disponível dentro do ambiente.
Dentro dessas opções é fácil escolher aquela que mais se encaixa no seu gosto e no espaço disponível.